Teatro Barroco
O Teatro Barroco descreve o período entre os séculos 17 e 18 na Europa, quando o teatro tornou-se extravagante. Os temas eram menos focados em religião e mais focada nas interações ou descobertas da humanidade.
O estilo barroco do teatro era incomum para a época, considerado vulgar devido a projetos vistosos, trajes e cenários elaborados e efeitos especiais (incluíram aparições ator de alçapões, efeitos para voar pelo palco, e a introdução de luzes do palco e as luzes do pé).Além disso, o Teatro Barroco produziu alguns dos dramaturgos mais respeitados do mundo como William Shakespeare e Jean Baptiste Poquelin Molière que escreveram peças sobre política, o universo, ou a decência da vida privada, e foi à base para o teatro moderno.
Antes desse período, a Igreja produziu a maioria dos jogos para aprimorar os ensinamentos da religião que serviram para informar o público sobre o comportamento social adequado.Com a descoberta da América e todos os avanços tecnológicos, os dramaturgos começaram a se concentrar mais nas realizações do homem. Eles começaram a ver o mundo inteiro como o seu palco e escreveram peças de acordo com suas crenças pessoais e não mais da igreja. Assim começou a combinação de drama com belas artes. Antes de teatro barroco, os cenários e as configurações de cena foram simplista e não se alterou. Começaram a contratar artistas para pintar o pano de fundo para as diversas cenas em suas peças.
O primeiro teatro foi construído em Veneza. Os desenhos trajes da época eram mais elaborados, e se tornou socialmente aceitável para as mulheres de participar em produções de teatro barroco. Antes do período barroco muitas vezes usavam trajes simples e eram geralmente desempenhados por homens. As mulheres poderiam agora desempenhar o papel de heroínas, e muitas vezes usavam plumas de cores brilhantes ou grandes saias extras para diferenciá-lo dos outros personagens (Os heróis usavam trajes que eram decorados com lantejoulas e cristais que refletiam a luz e reforçando seus atos heroicos no palco).
Escrito por Lara
7 comentários
Eles também usavam da alegoria que é um recurso técnico que possibilitava múltiplas interpretações e fazia com que decifrassem os elementos e por meio dessa relação iam construindo um sentido e constituindo um pensamento.
ResponderExcluirAchei interessante a inovação de ser vulgar em uma época onde tudo tinha uma certa linha de pensamento, assim foram quebradas muitas barreiras. Também pude perceber que o homem nesta época estava dando valor para ele mesmo e suas conquistas já que o tema das apresentações de teatro eram as descobertas da humanidade.
ResponderExcluirIncrivel e essas características influenciam até hoje
ResponderExcluirSem dúvida as características Barrocas estão explícitas também no teatro. É muito interessante perceber que alguns desta influências percistem até hoje
ResponderExcluirO espaço teatral conquistado pela figura feminina (mulher) foi extremamente necessário para a menor desigualdade entre os gêneros sexuais diferentes que existe atualmente.
ResponderExcluirO espaço teatral conquistado pela figura feminina (mulher) foi extremamente necessário para a menor desigualdade entre os gêneros sexuais diferentes que existe atualmente.
ResponderExcluirMuito legal o post que fala do surgimento do teatro barroco, importante ressaltar que o teatro barroco, no Brasil, destacou-se principalmente pela figura do padre José de Anchieta, escritor de criativas peças teatrais encenadas pelos índios a fim de que compreendessem o catolicismo.
ResponderExcluir