Contexto Histórico
Iniciou-se no fim do século XVI, teve seu ápice no século XVII, e se prolongou até o início do século XVIII. Com as Reformas Religiosas a Igreja Católica perdeu força e notoriedade, porém os católicos ainda atuavam na sociedade européia nos cenários políticos, econômicos e religiosos. O Barroco surge nesse contexto, contrastando-o. Contrastava a espiritualidade e o teocentrismo da Idade Média com o uso da razão e o antropocentrismo do Renascimento por exemplo, e procurava aproximar os opostos, como carne/espírito, pecado/perdão, terra/céu e outros.
Escrito por Mariana.
3 comentários
É muito nitido em suas obras, seja arquitetônica, artística, literária, a contradição/a antítese que teve como tese os grandes conflitos que estavam ocorrendo durante o surgimento do estilo.
ResponderExcluirO Barroco foi de grande estratégia nessa época para a Igreja Católica, pois com ele, a Igreja pode reafirmar os valores cristãos e assim recuperar um pouco do que foi perdido com as reformas religiosas.(Melissa)
ResponderExcluirA aproximação de opostos dentro da filosofia barroca gerou uma extensa gama de pensamentos que influenciaram muitas outras ideias que observamos hoje, já que pode-se deduzir que opostos se atraem, se completam ou até mesmo se afastam.
ResponderExcluir