Características Gerais do Período

By 23 outubro


O Barroco constitui não apenas um estilo artístico, mas todo um período histórico e um movimento sociocultural, no qual foram formados novos modos de entender a sociedade, o ser humano e Deus. As mudanças introduzidas se originaram devido á uma grande influência da antiguidade clássica e de um desejo de superá-la com a criação de obras originais, como uma reação ao período renascentista anterior. Segundo alguns autores, a palavra “barroco” deriva da palavra “verruca” do latim, que significa elevação de terreno em superfície lisa. Toda pedra preciosa que não tinha forma arredondada era chamada de barrueca. Logo após, toda e qualquer coisa que possuía forma bizarra, que fugia do normal, era chamada de baroque. O movimento então ganhou esse nome justamente por ser ter ideais e formas diferentes dos movimentos anteriores.
O nascimento do barroco ocorreu na Itália do século XVII, e se espalhou por outros países europeus como a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. Ele durou no mundo das artes até o século XVIII. Já na América Latina, o barroco começou á se manifestar no século XVII, sendo trazido por artistas que viajavam para a Europa, e durou até o final do século XVIII.
Ele se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. Na pintura, percebemos principalmente o contraste entre claro e escuro, marcando uma dualidade; na escultura, as dobras são agudas, as roupas costumam ser esvoaçantes e as figuras possuem um certo tom dramático; na arquitetura ela é lembrada pelo excesso de ornamentação, sendo muito utilizado na construção de igrejas; na música era comum o uso da polifonia e do contraponto, tendo como um dos representantes Vivaldi, responsável pela composição dos concertos "As quatro estações"; na literatura, havia o uso de antíteses, paradoxos e inversões, e tendo como temas frequentes a fugacidade da vida e instabilidade das coisas, a morte (expressão máxima da efemeridade das coisas),concepção do tempo como agente da morte e da dissolução das coisas, castigo (como decorrência do pecado), arrependimento, narração de cenas trágicas, erotismo, misticismo e apelo à religião. É uma época de conflitos espirituais e religiosos, tentando conciliar forças antagônicas: Bem e Mal, Deus e Diabo, Céu e Terra, Pureza e Pecado, Alegria e Tristeza, Paganismo e Cristianismo, Espírito e Matéria...
Podemos dizer então que o movimento barroco tem como características gerais: o emocional sobre o racional, impressionando o observador, baseando-se no princípio de que a fé é atingida pelos sentidos e pela emoção e não somente pelo raciocínio; busca de efeitos decorativos e visuais, através de curvas, contracurvas, colunas retorcidas; entrelaçamento entre a arquitetura e escultura; contrastes de luz e sombra muito visíveis e aparentes; pintura com efeitos ilusionistas, dando-nos às vezes a impressão de ver o céu, tal a aparência de profundidade conseguida... entre outras características.

Escrito por Isa.

6 comentários

  1. As mudanças no pensamento teológico da época tiveram um influencia pesada sobre o Barroco, a prova concreta disto são as manifestações arquitetônicas em especial as igrejas, que por sua vez tem características bem próprias do movimento.

    ResponderExcluir
  2. O barroco é realmente um movimento fascinante no qual sua filosofia abrange para várias áreas. Muito bem colocadas as principais características, no meu blog tem um post falando mais sobre a antítese, vem ver: http://barroquissesfilosoficas.blogspot.com.br/2016/10/antitese.html

    ResponderExcluir
  3. Como as artes todas estão conectadas entre si e com a filosofia da época, é fácil perceber como uma manifestação cultural influencia a outra com base nos mesmos pensamentos.
    Odara

    ResponderExcluir
  4. O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música.

    ResponderExcluir
  5. Adoro maçã. Ela é uma top de suculenta, e os artistas barrocos também pensavam isso.

    ResponderExcluir