Barroco na Europa

By 23 outubro


A Europa no século XVII passava por vários conflitos de ordem religiosa, política, econômica e social, como por exemplo o aumento de influência da burguesia, fim das grandes navegações e a reforma protestante que resultou na divisão da igreja (grande marco na cultura europeia).
Houve então um retorno à visão medieval de mundo causando um confronto entre Antropocentrismo e o Teocentrismo, que resulta na mudança da maneira de pensar, na concepções sociais, políticas e artísticas da época.
Escrito por Lara.

5 comentários

  1. Esse período foi conhecido por suas várias mudanças, entres elas também podemos citar a mudança do geocentrismo para o heliocentrismo, e a mudança do cosmo finito para o infinito.

    ResponderExcluir
  2. Esse período foi muito conturbado na Europa pois estava passando por vários conflitos fazendo com que a visão para a era medieval fazendo um confronto entre o Antropocentrismo e o Teocentrismo.
    Dirceu Carretta Junior

    ResponderExcluir
  3. Essa mudança na maneira de pensar, ou seja, quando a concepção social passa a não mais acreditar no Deus como centro do universo (teocentrismo), os olhares dos homens voltam-se para eles mesmo. Essa atitude permite com que haja uma maior autovalorização (na obra sendo representada pela admiração da própria imagem refletida no espelho), fazendo assim,com que o homem se sinta capaz de mudar seu próprio destino.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. O pintor renascentista italiano Tintoretto é considerado um dos precursores do Barroco na Europa, pois muitas de suas obras apresentam, de forma antecipada, importantes características barrocas.

    ResponderExcluir